tag:blogger.com,1999:blog-64926201995626395502024-02-08T11:06:21.425-08:00cienciaadrianahttp://www.blogger.com/profile/02134292329751692650noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-6492620199562639550.post-61444543366147306162007-04-27T12:32:00.000-07:002007-04-27T13:35:22.236-07:00Relatório da aula 16/04/07<div align="justify"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_0">RELATÓRIO</span> DA AULA (16/04/07)<br /><br />Essa aula teve como <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_1"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_0">objetivo</span></span> fazer com que os alunos dessem aula com a <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_2">aplicação</span> dos <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_3">três</span> momentos <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_4">pedagógicos</span>: <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_5"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_1">problematização</span></span>, <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_6">organização</span> do conhecimento, <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_7">aplicação</span> do conhecimento.<br />As <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_8">apresentações</span> foram feitas em quatro equipe.<br /><em><strong>Equipe 1</strong></em> - <em><strong>Si<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_9"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_2">stema</span> </span><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_10"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_3">Digestório</span></span></strong></em> - foi apresentado por minha equipe, nesta aula o grupo demonstrou a <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_11">importância</span> da <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_12">mastigação</span> no processo de <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_13">digestão</span>. A equipe trabalhou com 2 (dois) experimentos mostrando a <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_14">importância</span> da <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_15">mastigação</span> e o <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_16">caminho</span> do alimento até o <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_17">estômago</span>. Além disso o grupo fez uma <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_18">dinâmica</span> na qual cada equipe recebeu um desenho do sistema <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_19"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_4">digestório</span></span> com fichas contendo a <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_20"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_5">função</span></span> de cada ó<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_21"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_6">rgão</span></span> para serem coladas nos seus respectivos lugares no <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_22"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_7">desenho</span></span>. O <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_23"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_8">trabalho</span></span> foi interessante a <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_24"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_9">dificuldade</span></span> que tivemos foi em apresentar os <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_25"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_10">três</span></span> momentos <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_26"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_11">pedagógicos</span></span>. Alem disso acho que <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_27"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_12">deveríamos</span></span> ter <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_28"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_13">adequado</span></span> a linguagem de algumas terminologias visto que damos aula para alunos do ensino fundamental.<br /><br /><em><strong>Equipe 2</strong></em> -<em><strong>Sistemas Materiais</strong></em>(substancia, tipos de substancia, mistura, tipos de mistura). A <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_29"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_14">estruturação</span></span> do <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_30"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_15">conteúdo</span></span> estava muito boa, mas <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_31"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_16">não</span></span> conseguir <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_32"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_17">enchegar</span></span> a <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_33"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_18">aplicação</span></span> dos <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_34"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_19">três</span></span> momentos <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_35"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_20">pedagógicos</span></span>. <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_36"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_21">Pareceu</span></span>-me que este grupo trouxe uma proposta de como o professor de <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_37"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_22">ciência</span></span> deveria passar o assunto de substância e mistura. Eles deram a <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_38"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_23">definição</span></span> de substância pura, simples e composta, mistura <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_39"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_24">homogénea</span></span> e <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_40"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_25">heterogénea</span></span>. Além <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_41"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_26">disso fizeram</span></span> experimentos sobre o assunto de forma a ficar claro para os alunos a <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_42"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_27">observação</span></span> da <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_43"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_28">diferença</span></span> entre as substâncias e as misturas.<br /><br /><strong>Equipe 3</strong> - <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_44"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_29"><em><strong>Carboidratos</strong></em></span></span> - o grupo falou da <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_45"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_30">importância</span></span> dos <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_46"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_31">carboidratos</span></span> para a <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_47"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_32">nutrição</span></span> dos seres humanos, aliado a isso <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_48"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_33">também</span></span> falou dos tipos de <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_49"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_34">carboidratos</span></span> e como eles <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_50"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_35">estão</span></span> presentes em nossa <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_51"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_36">alimentação</span></span>. Além <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_52"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_37">disso</span></span> eles trouxeram alguns alimentos que foram <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_53"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_38">sorteados</span></span> para <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_54"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_39">a turma</span></span>. Achei que a <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_55"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_40">apresentação</span></span> do grupo foi muito boa e que eles utilizaram os <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_56"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_41">três</span></span> momentos <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_57"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_42">pedagógicos</span></span>. <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_58"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_43">Porém</span></span> achei que o assunto foi muito além do que e passado para os alunos do ensino fundamental.<br /><br /><strong>Equipe 4</strong> - <strong><em><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_59"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_44">Relação</span></span> <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_60"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_45">Ecológica</span></span></em></strong> (parasitismo e mutualismo) - o grupo explicou o que é <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_61"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_46">relação</span></span> <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_62"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_47">ecológica</span></span> e qual a <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_63"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_48">importâmcia</span></span> para o ser humano <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_64"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_49">definiu</span></span> parasitismo e mutualismo e <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_65"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_50">trouxe</span></span> exemplos para demonstrar a d<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_66"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_51">iferença</span></span> entre um e outro. Achei a <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_67"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_52">apresentação</span></span> do grupo boa e que eles utilizaram os momentos <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_68"><span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_53">pedagógicos.</span></span></div>adrianahttp://www.blogger.com/profile/02134292329751692650noreply@blogger.com0